Avaliação do conteúdo sobre problemas ambientais em livros didáticos de Biologia
Palavras-chave:
recursos didáticos, livros textos, meio ambienteResumo
O presente estudo teve como objetivo avaliar o conteúdo sobre problemas ambientais presente em livros didáticos de Biologia utilizados no Ensino Médio. Cinco obras foram avaliadas, considerando os seguintes critérios: atualização; conteúdo teórico; uso e qualidade de elementos gráficos e abordagem pró-aprendizagem. Os resultados demonstram uma breve abordagem do conteúdo sobre os problemas ambientais, mas, atual e coerente com as especificidades disponíveis na literatura específica sobre as temáticas. Contudo, notou-se a ausência de informações consideradas chaves, tais como as consequências do problema ambiental para a saúde ambiental, a forma como as pessoas podem contribuir para o controle ou erradicação do problema ambiental e exemplos de atividades antrópicas que contribuem para a ocorrência do problema ambiental. Nesse sentido, este estudo reforça a necessidade de contínua avaliação dos conteúdos biológicos presentes nos livros didáticos, chama-se a atenção para a importância do olhar crítico do professor sobre o conteúdo trabalhado em sala de aula e o veiculado pelo livro didático e, por fim, contribui para a reflexão de que o livro é uma ferramenta que deve complementar o trabalho docente, mas que não deve ser o único recurso didático a ser utilizado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.