Carbono orgânico e atributos químicos do solo em florestas de Pinus taeda.
Palavras-chave:
sítio florestal, atributos químicos do solo, manejo florestalResumo
A demanda por árvores no setor de celulose e papel é muito grande e o reflorestamento é a principal fonte deste recurso renovável. O presente estudo teve como objetivo estimar a quantidade de carbono orgânico no solo, atributos químicos do solo sob povoamentos de Pinus taeda e avaliar a relação destes com parâmetros dendrométricos e produtividade de Pinus taeda. O estudo foi realizado no Planalto Catarinense, em sítios localizados em quatro fazendas distribuídas em cinco municípios. Os tipos de solos foram Nitossolo Vermelho alumínico húmico, Neossolo Litólico húmico típico, Cambissolo Húmico alumínico típico, Cambissolo Háplico alítico típico, Gleissolo Háplico alítico típico e Cambissolo Húmico distrófico típico. Em cada sítio foram analisados perfis até o substrato rochoso ou no máximo até 2 m de profundidade. Foram separados os horizontes pedogenéticos, realizada a descrição geral e coletadas as amostras para as análises químicas, determinação da densidade e de carbono orgânico do solo. Os estoques de carbono orgânico do solo, nos diferentes sítios foram diferentes entre os sítios. As maiores quantidades de carbono orgânico foram encontradas nas camadas de 0-20 cm de profundidade, diminuindo a profundidade. O crescimento das árvores foi afetado pelas concentrações de K, Ca e Mg e a soma de bases.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.