Etnobotânica de plantas tóxicas como subsídio para campanhas de prevenção de acidentes: um estudo de caso em Cananéia, São Paulo, Brasil.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.111201

Palavras-chave:

intoxicação, conscientização, etnobotânica.

Resumo

Para a diminuição dos casos de acidentes com plantas tóxicas, é necessário ampliar o conhecimento da população sobre as plantas. Campanhas informativas mostram-se como as melhores maneiras de diminuir os casos de intoxicação. Este trabalho teve por objetivo fazer um levantamento etnobotânico com os moradores do município de Cananéia-SP sobre as plantas tóxicas conhecidas e identificar áreas prioritárias para ações de conscientização e prevenção de acidentes. O município foi dividido considerando sua porção insular (bairros urbanos) e a parte continental (bairros rurais), a amostra definida pelo método “bola de neve” e entrevistas semiestruturadas foram realizadas.  Não há diferença significativa entre a diversidade de plantas tóxicas conhecidas nas porções insulares e continentais. As duas áreas apresentaram alta diversidade de etnoespécies conhecidas, e também baixa similaridade, indicando a necessidade de ações específicas, com foco em espécies ornamentais para as áreas insular e continental do município, adicionado das nativas para a última.

Biografia do Autor

Juliana Rodrigues Larrosa Oler, Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá

Possui doutorado em Ciências Biológicas - Biologia Vegetal pela Unesp-Rio Claro, mestrado em Ciências Biológicas - Biologia Vegetal pela Unesp-Rio Claro e graduação em Ecologia também pela Unesp - Rio Claro. Atua principalmente nas áreas de Ecologia Humana, Etnobotânica, Agrobiodiversidade, Agricultura Tradicional, Diversidade Genética de plantas cultivadas, plantas tóxicas. Experiência com trabalhos de etnobotânica e genética principalmente de mandioca (Manihot esculenta Crantz.)

Maria Christina de Mello Amorozo, Universidade Estadual Paulista - Campus Rio Claro

Departamento de Ecologia. Ecologia Humana. Docente aposentada

Reinaldo Monteiro, Universidade Estadual Paulista - Campus Rio Claro

Departamento de Botânica. Docente aposentado

Davi Butturi-Gomes, Universidade Federal de São João del-Rei

Departamento de Matemática e Estatística

Downloads

Publicado

2019-12-15

Como Citar

Oler, J. R. L., Amorozo, M. C. de M., Monteiro, R., & Butturi-Gomes, D. (2019). Etnobotânica de plantas tóxicas como subsídio para campanhas de prevenção de acidentes: um estudo de caso em Cananéia, São Paulo, Brasil. Scientia Plena, 15(11). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.111201