Abordagem das bactérias extremófilas em livros didáticos de biologia do ensino médio

Autores

  • Clarice Regina da Silva Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Campus Uberlândia Centro
  • Héberly Fernandes Braga Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Campus Uberlândia Centro http://orcid.org/0000-0003-1951-6982

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.092701

Palavras-chave:

Archaea, Ensino de microbiologia, Procariontes extremófilos

Resumo

Os livros didáticos são os instrumentos de ensino mais acessíveis aos professores nas escolas, sendo primordial que os conteúdos possam ser contemplados da forma mais ampla possível. O tema arqueas, merece ser pontuado nesses materiais, especialmente pelos recentes avanços tecnológicos que possibilitam o emprego de tais micro-organismos em diversas áreas. Neste sentido, foram analisadas oito obras didáticas de Biologia do Ensino Médio segundo os aspectos gerais de Coerência e Conceitos, Quantificação e Interdisciplinaridade e Contextualização das bactérias extremófilas, tendo por base o guia do Programa Nacional do Livro Didático do Ministério da Educação. Os critérios “aplicações biotecnológicas e adaptações bioquímicas” foram os que apresentam as maiores defasagens em relação à abordagem do assunto, na maioria das obras didáticas. No geral, somente uma obra teve boa avaliação em todos os aspectos analisados. Quanto ao critério “coerência entre fundamentação teórica e, imagens, textos e exercícios propostos”, todas as obras apresentaram-se satisfatórias. Portanto, apesar de as discussões sobre esse tema serem de suma importância ao contexto atual, as obras apresentam deficiências técnicas, em especial no que tange às aplicações biotecnológicas.

Biografia do Autor

Clarice Regina da Silva Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Campus Uberlândia Centro

Estudante do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) - Campus Uberlândia Centro

Héberly Fernandes Braga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Campus Uberlândia Centro

Doutorando em Microbiologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2017-2021). Mestre em Engenharia e Ciência de Alimentos pela UNESP (2013). Especialista em Biotecnologia e Qualidade em Alimentos pela União Educacional de Minas Gerais (2009). Graduado em Tecnologia em Alimentos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM (2009), em Ciências Biológicas - Bacharelado pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2007) e em Ciências Biológicas - Licenciatura pela UFU (2006). Técnico em Patologia Clínica/Biodiagnóstico pela Escola Técnica de Saúde da UFU (2004). Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFTM. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos e Biologia Aplicada, com ênfase em Microbiologia, Bioprocessos Microbianos e Enzimáticos, Bioquímica, Biotecnologia, Conservação, Segurança e Análise Sensorial dos Alimentos.

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Publicado

2019-11-25

Como Citar

Santos, C. R. da S., & Braga, H. F. (2019). Abordagem das bactérias extremófilas em livros didáticos de biologia do ensino médio. Scientia Plena, 15(9). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.092701