A teoria cognitiva da aprendizagem multimídia no desenvolvimento de atividades de alfabetização matemática

Autores

  • Aline Nascimento Braga Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática Instituto de Educação Matemática e Científica Universidade Federal do Pará
  • Danilo Teixeira Alves Faculdade de Física Universidade Federal do Pará
  • Sílvio Carlos Ferreira Pereira Filho Faculdade de Ciências Naturais Universidade Federal do Pará Campus Universitário do Marajó-Breves https://orcid.org/0000-0002-5696-260X
  • Nelson Pinheiro Coelho de Souza Escola de Aplicação Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074803

Palavras-chave:

Alfabetização Matemática, Aprendizagem Multimídia, Princípios da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir a importância do uso dos canais auditivo e visual no contexto da elaboração de materiais didáticos e atividades para sala de aula, voltados à alfabetização matemática. A metodologia consistiu na revisão de literatura de diversos trabalhos relacionados à Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia, visando destacar a aplicação dos princípios dessa teoria na apresentação de atividades de alfabetização matemática comumente usadas em sala de aula.

Biografia do Autor

Aline Nascimento Braga, Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática Instituto de Educação Matemática e Científica Universidade Federal do Pará

http://lattes.cnpq.br/0260000901655507

Danilo Teixeira Alves, Faculdade de Física Universidade Federal do Pará

http://lattes.cnpq.br/6642002445572793

Sílvio Carlos Ferreira Pereira Filho, Faculdade de Ciências Naturais Universidade Federal do Pará Campus Universitário do Marajó-Breves

http://lattes.cnpq.br/9987897593457877

Nelson Pinheiro Coelho de Souza, Escola de Aplicação Universidade Federal do Pará

http://lattes.cnpq.br/3728125046944733

Downloads

Publicado

2019-08-09

Como Citar

Braga, A. N., Alves, D. T., Pereira Filho, S. C. F., & de Souza, N. P. C. (2019). A teoria cognitiva da aprendizagem multimídia no desenvolvimento de atividades de alfabetização matemática. Scientia Plena, 15(7). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074803

Edição

Seção

V Encontro de Física do Entorno do Bico do Papagaio