Fazer ciência hoje: uma reflexão necessária

Autores

  • Jorge Henrique Vieira Santos Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Ciência. Contemporaneidade. Crise. Ética.

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão acerca do fazer científico, sob três perspectivas: a da filosofia, a das ciências sociais e a da ética. Para tanto, considera o paradigma da ciência moderna e suas implicações sobre a condição humana, a partir do pensamento de Hannah Arendt (2007); a crise epistemológica da contemporaneidade, a partir das reflexões de Boaventura de Sousa Santos (1995); e o estatuto ético da ciência num contexto de complexidade, a partir dos estudos de Edgar Morin (2001). Objetiva-se discutir acerca do imperativo de se desenvolver uma postura crítica e reflexiva do pesquisador no âmbito da própria prática científica.

Biografia do Autor

Jorge Henrique Vieira Santos, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (2001), especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade Internacional de Curtiba (2003), especialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2008) e é mestrando de Letras da Universidade Federal de Sergipe.

Atualmente é professor de língua portuguesa da Escola Municipal Tiradentes e professor de língua portuguesa do Colégio Estadual Manoel Messias Feitosa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

2011-09-09

Como Citar

Santos, J. H. V. (2011). Fazer ciência hoje: uma reflexão necessária. Scientia Plena, 7(8). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/408