Análise da interação proteica na evolução do câncer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2015.119901

Palavras-chave:

bioinformática, expressão gênica, barreira anti-câncer

Resumo

A ativação das vias dos mecanismos de manutenção do genoma (MMG), tais como: ciclo celular (CC), resposta ao dano no DNA (RDD) e apoptose (APO), contribuem significativamente para o desenvolvimento tumoral. Em estudos anteriores, foram verificados em processos pré-cancerosos há ativação de uma barreira anti-câncer, que é responsável pela prevenção da progressão tumoral. A identificação dos genes expressos durante a ativação da barreira anti-câncer, associadas com as interações nas vias MMG, tornam-se uma complementariedade ao estudo da evolução do câncer. Neste trabalho, o objetivo foi investigar a ativação dos genes das vias MMG em pré-câncer da glândula adrenal, cólon, pâncreas e folículos da tireoide, usando redes de interação entre proteínas. Para descrever este estudo foi proposta a modelagem das redes de interação entre as proteínas das vias MMG usando o software Cytoscape. Os resultados obtidos com os genes destacados em expressão e quantidade de interações foram comparados com os resultados de publicações anteriores e reconfirmaram a relevância dos genes CDKN1A, CHEK1, ATR, TP53, MRE11A e XRCC4. A análise por vias permitiu a identificação de outros genes complementares aos trabalhos anteriores, como os genes SKP2, CCNO, FADD, RAD50, NBN, BIRC3, CDK2 e XRCC6. Estes genes estão associados e complementam os estudos sobre a ativação da barreira anti-câncer. Estas considerações realçam a importância de observar todo o contexto biológico sistêmico e imersivo.

Biografia do Autor

Luiz Henrique Rauber Rodrigues

Profissional liberal, ou consultor, ou algo que valha em assuntos relacionados a tecnologica. Tem mestrado em Nanociências na linha de Modelagem e Simulação (UNIFRA), especialização em Gerenciamento de Projetos de TI (PUCRS/PMI-RS) e graduação em Ciência da Computação (URI Santiago)

Downloads

Publicado

2015-12-04

Como Citar

Rauber Rodrigues, L. H., Bugs, C. A., & Simão, E. M. (2015). Análise da interação proteica na evolução do câncer. Scientia Plena, 11(12). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2015.119901