Avifauna dos remanescentes das restingas ao longo da zona de expansão urbana de Aracaju, Sergipe

Autores

  • Bruno Jackson Melo Almeida Universidade Federal de Sergipe
  • Bia de Arruda Almeida Mestranda em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais
  • Anderson Gomes Souza Graduando em Ciências Biológicas - Universidade Federal de Sergipe
  • Juan Manuel Ruiz-Esparza Doutorando Desenvolvimento e Meio Ambiente Laboratório de Biologia da Conservação.
  • Stephen Francis Ferrari Departamento de Biologia. Universidade Federal de Sergipe. Laboratório Biologia da Conservação.

Palavras-chave:

aves, zona de expansão urbana, restingas

Resumo

O presente estudo tem por objetivo apresentar uma lista das espécies de aves registradas nos remanescentes de restingas (cordões de dunas, lagoas e áreas de drenagens e formações arbustivas) existentes ao longo da zona de expansão urbana de Aracaju. Durante o período de 2008 a 2011 foram realizadas amostragens não sistemáticas de observação de aves, utilizando procedimento amostral de
observações por pontos fixos e por busca ativa. As amostragens resultaram na identificação de 136 espécies de aves. A família Tyrannidae foi a que apresentou maior número de representantes (11 espécies) e, em termos de representatividade, destacam-se as aves aquáticas das famílias Ardeidae (nove espécies), Anatidae (sete espécies) e Rallidae (seis espécies). Apesar de ser uma área com crescente degradação de suas condições originais, os remanescentes de restinga da zona de expansão de Aracaju apresentam uma riqueza de aves que precisa ser melhor investigada. Existem ainda muitos estudos a serem realizados para que se compreenda a comunidade de aves local, assim como sejam identificadas as espécies que já apresentam tendências de declínio populacional.

Biografia do Autor

Bruno Jackson Melo Almeida, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFS), graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe (2006). Área de atuação, aves aquáticas e marinhas, ecologia e conservação, gerenciamento da zona costeira.

http://lattes.cnpq.br/4420125683120598

Downloads

Publicado

2013-01-15

Como Citar

Almeida, B. J. M., Almeida, B. de A., Souza, A. G., Ruiz-Esparza, J. M., & Ferrari, S. F. (2013). Avifauna dos remanescentes das restingas ao longo da zona de expansão urbana de Aracaju, Sergipe. Scientia Plena, 8(12(a). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1113