Síntese de zeólita A a partir de uma nova ocorrência de caulim da região de Bom Jardim de Goiás - GO

Autores

  • Weber Lara Lima Silva Universidade Federal de Mato Grosso
  • Silze Pires de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso
  • Rúbia Ribeiro Viana Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Caulinita, síntese, zeólita A

Resumo

O presente estudo teve como objetivo a síntese da zeólita A, utilizando como fonte de silício e alumínio caulinita, proveniente da região de Bom Jardim de Goiás-GO. As amostras coletadas foram caracterizadas, por difratometria de raios X, microscopia eletrônica de varredura, espectroscopia de infravermelho e fluorescência de raios X. O material foi submetido a uma temperatura de 700ºC por 2 horas, para se obter a metacaulinita. Em seguida, a síntese foi realizada sob condições hidrotérmicas em solução de NaOH a 4,0 molar por 3h a 75 ºC. Os difratogramas do material sintetizado mostraram uma estrutura cristalina típica da zeólita A, sendo observados, através de fotomicrografias cristais cúbicos característicos. Os espectros de absorção no infravermelho mostraram bandas em 453, 554 e 657 cm-1, características de zeólitas A. A média das razões molares calculadas de SiO2/Al2O3 e Na2O/SiO2 foram 1,226 e 0,334 respectivamente.

Biografia do Autor

Weber Lara Lima Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Químico bacharel graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009). Tem experiência na área de Química Analítica e Geoquímica de Minerais e Rochas. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geociências no Departamento de Recursos Minerais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Trabalha com as técnicas de difração de raios-X, fluorescencia de raios-X, espectrofotometria UV-VIS e análises termogravimétricas (TG/DTA) no Laboratório Multiusuários de Técnicas Analíticas (LAMUTA), do Departamento de Recursos Minerais (DRM), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Silze Pires de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em Licenciatura Plena em Química (2009) e Mestre em Geociências pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq - Nível 3, trabalhando com as técnicas de difração e fluorescência de raios-X, espectrofotometria UV-VIS e análises termogravimétricas (TG/DTA) no Laboratório Multiusuários de Técnicas Analíticas (LAMUTA), do Departamento de Recursos Minerais (DRM), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Rúbia Ribeiro Viana, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em ENGENHARIA GEOLÓGICA pela Universidade Federal de Ouro Preto (1993), mestrado em Evolução Crustal e Recursos Naturais pela Escola de Minas (1997) e doutorado em Evolução Crustal e Recursos Naturais pela Universidade Federal de Ouro Preto (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de mineralogia, atuando principalmente nos seguintes temas: pegmatitos, geoquimica e estrutura cristalina de minerais, difração de raios-X, fluorescência de raios-X e espectroscopia no ultravioleta visível.

Downloads

Publicado

2013-01-27

Como Citar

Silva, W. L. L., Oliveira, S. P. de, & Viana, R. R. (2013). Síntese de zeólita A a partir de uma nova ocorrência de caulim da região de Bom Jardim de Goiás - GO. Scientia Plena, 8(11(b). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1104